Se as eleições fossem hoje, Aécio e Alckmin seriam eleitos no RS, diz Instituto Paraná
Brasília (DF) – Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas no Rio Grande do Sul mostrou que os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin seriam os favoritos da população em uma eventual disputa presidencial. Se as eleições fossem realizadas hoje, os candidatos do PSDB venceriam nos dois cenários apresentados.
Na primeira simulação, com o presidente nacional do PSDB como candidato, o senador Aécio Neves teria 41,1% dos votos, contra 14,7% de Marina Silva e 12,7% do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Já no segundo cenário, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como o nome do PSDB, o tucano sairia na frente com 29,2% da preferência dos gaúchos. Marina Silva teria 19,7% dos votos, e o ex-presidente Lula amargaria, novamente, o terceiro lugar, com 13,6% dos votos.
Segundo turno
O Instituto Paraná também perguntou aos eleitores do Rio Grande do Sul em quem eles votariam, caso o segundo turno das eleições fosse entre Aécio Neves e Lula. O resultado foi que o tucano foi o preferido por mais da metade dos entrevistados, 63,1%. Lula ficou com 17,4% dos votos. Caso a adversária de Aécio fosse Marina Silva, o presidente nacional do PSDB ganharia com 55,1% dos votos, contra 26,8% de Marina.
Quando perguntados em que candidatos com certeza votariam, 23,7% dos gaúchos escolheram Aécio Neves, enquanto os demais nomes, Lula e Marina, ficaram na casa dos 7% – 7,2% e 7,6%, respectivamente.
Já em matéria de rejeição, o ex-presidente Lula consagrou-se como o grande vencedor. 70,3% dos entrevistados disseram que não votariam no petista de jeito nenhum.
Desaprovação de Dilma
O número de eleitores do Rio Grande de Sul que desaprovam o governo da presidente Dilma Rousseff também subiu consideravelmente. Em abril de 2015, eram 79,4% os gaúchos que desaprovavam a gestão da petista. Agora, já são 85,1%. A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 1.506 eleitores, entre os dias 4 e 7 de dezembro, em 78 municípios do estado.