PSDB – SC

“ElesPorElas”, por Anna Carolina Cristofolini Martins

No dia 8 de março, as mulheres de todo o mundo são lembradas. No Brasil, é comum reconhecer sua importância na sociedade dando flores, chocolates e mensagens incentivadoras. Porém, o verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulher vai muito além dessas formalidades.

A história conta que a luta por melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil iniciou no século XIX e, desde então, outras tantas reivindicações para acabar com a discriminação entre gêneros ocorreram. Para alcançar os direitos que temos hoje, não havia facilidade como, por exemplo, as redes sociais. Por isso foram milhares de mulheres às ruas nas mais diversas formas de protesto, lutar por igualdade. Estamos falando de mulheres com ideais e que sofreram absurdamente, inclusive perdendo a vida, para que hoje possamos discutir e decidir por igual.

Desta forma, a data não foi fixada para interesse comercial e, sim, para que pelo menos uma vez ao ano todos se mobilizem e reflitam sobre a igualdade econômica e política de gêneros em todo o mundo, sobre violências morais, físicas e sexuais que, infelizmente, ainda estão presentes no dia a dia de nós, mulheres.

E o debate sempre será oportuno, pois precisamos impedir retrocessos que ameacem o que já foi conquistado até aqui. E também continuar avançando na busca da igualdade. Nesta linha, também trabalha a ONU Mulheres, que criou o movimento ElesporElas (HeForShe), com o objetivo de engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas. Trata-se de um movimento global que cria uma visão compartilhada de avanço humano. Fala-se de solidariedade!

Então, neste dia 8 de março, aceite todo o carinho enviado, mas não se esqueça de participar dos debates, conhecer seus direitos e agradecer essas batalhadoras anônimas que há séculos já sonhavam e lutavam duramente para que possamos vivenciar tudo isso.

*Anna Carolina é advogada e presidente do PSDB Mulher de Santa Catarina

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *