PSDB quer quebra de sigilo e convocação de “laranja” de ex-diretor da Petrobras

Acompanhe - 26/05/2014

petrobrasBrasília (DF) – O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), afirmou que serão incluídos três requerimentos no conjunto de ações que o partido apresentará na CPMI da Petrobras nesta semana: para a quebra de sigilo da empresa Gandra Brokerage, de convocação de Wanderley Gandra e de requisição dos contratos de fretamento de navios entre a Petrobras e dinamarquesa Maersk.

“Há mais de dois meses a imprensa tem trazido denúncias de irregularidades, superfaturamento e corrupção envolvendo a Petrobras. Por onde se olha, há algo a ser investigado”, ressaltou Imbassahy.

Em seguida, o líder acrescentou que: “O governo Dilma fez o que pode para impedir a instalação da CPI Mista, mas não conseguiu. Nesta semana, vamos iniciar os trabalhos e já temos dezenas de requerimentos prontos. Queremos uma investigação aprofundada, uma radiografia das ações criminosas e de seus responsáveis. Só assim vamos proteger e preservar a Petrobras, patrimônio de todos os brasileiros”.

Os requerimentos se baseiam na reportagem da revista Época, que teve acesso a documentos apreendidos pela Polícia Federal na casa do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Segundo a publicação, a Maersk, maior empresa de transporte de petróleo do mundo, teria pago ao menos R$ 6,2 milhões de propina entre 2006 e 2010 para alugar navios à Petrobras.

O dinheiro era repassado para a conta da empresa Gandra Brokerage, que pertencia a um parceiro de Costa, Wanderley Gandra. De acordo com o Líder, trata-se de mais um caso sobre o qual a CPMI terá de fazer uma investigação aprofundada, com convocações, análises de contratos, quebra de sigilos e cruzamento de dados.

Do Portal do PSDB na Câmara

X
26/05/2014