Projeção de crescimento da economia é reduzida pela 11ª vez no ano

Acompanhe - 11/08/2014

caderneta_de_poupanca_1009Brasília (DF) – A crescente crise econômica brasileira fez o mercado reduzir pela 11ª vez consecutiva neste ano a previsão para o crescimento da economia. O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) avaliou a atual situação econômica como “sem controle”. “O governo do PT está como o Titanic (em referência ao filme homônimo), afundando cada vez mais”, destacou.

Divulgado nesta segunda-feira (11), o boletim Focus, relatório do Banco Central, mostrou que a expectativa para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 0,86% na última medição para 0,81%. As informações são da reportagem publicada hoje na Folha de S. Paulo.

Para o deputado, o quadro macroeconômico brasileiro é “lamentável” e precisa de reformas urgentes. “É um momento muito difícil na economia. O PIB continua caindo e estamos sem qualquer controle inflacionário e das contas públicas. A única solução é a mudança de governo”, afirmou.

O tucano ainda citou a desconfiança dos investidores – nacionais e internacionais – perante o desempenho econômico da gestão da presidente Dilma Rousseff.

“Não é pessimismo, é realismo. A taxa de juros e a inflação – maiores inimigos dos trabalhadores brasileiros – são os únicos índices que sobem neste governo”, disse.

Projeções

A conta corrente dos brasileiros também sofrerá queda. A estimativa é de déficit de US$ 81,20 bilhões e US$ 75 bilhões em 2014 e 2015, respectivamente. A produção industrial é outro setor que está caindo, com projeções negativas de 1,53% neste ano.

Ainda de acordo com a reportagem, para 2015, a previsão dos economistas é de queda também na expansão, passando de 1,50% para 1,20% em relação à última pesquisa.

X
11/08/2014