Produção da indústria brasileira registra 5º resultado positivo consecutivo
É o 5º mês seguido de resultado positivo, um desempenho melhor que o esperado pelo mercado financeiro após a saída de Dilma
A produção da indústria brasileira está em recuperação após forte período de retração e registrou avanço de 0,1% na passagem de junho para julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o 5º mês seguido de resultado positivo, um desempenho melhor que o esperado pelo mercado financeiro após a saída de Dilma Rousseff da Presidência da República, como revela reportagem do Portal G1.
Os dados do IBGE mostram ainda que, dos 24 ramos observados, 11 ficaram no azul. A indústria teve influências positivas da produção de bens intermediários e de bens de consumo duráveis. Os alimentos puxaram essa alta, interrompendo dois meses consecutivos na queda da produção. Essa sequência de resultados positivos não era vista desde 2012. O acumulado da produção industrial nos últimos cinco meses ficou em 3,7%.
O avanço é visto pelo deputado federal Raimundo de Gomes de Matos (PSDB-CE) como animador. O tucano afirma que, apesar de tímida, a produção na indústria tem registrado uma situação melhor hoje do que no passado recente.
“Esses novos indicadores não deixam de ser animadores. Houve, acima de tudo, as sinalizações de retomada de alguns setores. Nós observamos que a indústria – que estava sempre apresentando indicadores tímidos no aspecto de crescimento – mesmo com percentuais pequenos, está tendo uma retomada”, afirmou o tucano.
Para Gomes de Matos, o impeachment de Dilma Rousseff e a atuação do tucano José Serra nas negociações com outros países podem trazer resultados melhores para a indústria no futuro.