Por que Amorim se calou sobre revista em avião da FAB?

Acompanhe - 17/07/2013

Aloysio Nunes Foto George Gianni PSDBFoi protocolado nesta terça-feira (16) requerimento assinado por Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) que convida o Ministro da Defesa, Celso Amorim, para explicar na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) a revista feita por agentes do governo boliviano na aeronave da Força Aérea Brasileira, em viagem oficial feita por ele à Bolívia, no final de 2012.

Na opinião do líder do PSDB no Senado, o incidente internacional se destaca não somente pela grave violação à soberania nacional, mas, especialmente, pela coincidência com fatos muito assemelhados envolvendo o governo boliviano e a decisão tomada por diversos países europeus.

O jornalista Cláudio Humberto noticiou a retenção e a revista a qual foi submetida a aeronave da FAB que levaria Amorim de volta ao Brasil após uma visita à cidade de Santa Cruz de la Sierra.

De acordo com o colunista, a busca teria sido feita inclusive com cães farejadores, em meio a suspeitas de que o ministro levava a bordo o senador oposicionista Roger Pinto,refugiado há mais de um ano na Embaixada do Brasil em La Paz. A viagem foi motivada pela doação de dois helicópteros da FAB ao país para auxiliar no combate ao narcotráfico.

Amorim precisa esclarecer os fatos: “até agora, não houve um pronunciamento público oficial do Ministério da Defesa nem do Ministério das Relações Exteriores sobre o episódio, que precedeu situação igualmente aviltante a que foi submetido o presidente da Bolívia, em passagem pela Europa, quando diversos governos daquele continente fecharam seu espaço aéreo para o avião presidencial obrigando-o a pousar na Áustria, onde foi revistada”, afirmou o líder tucano.

 

Da Liderança do PSDB no Senado

X
17/07/2013