Nova composição do Secretariado Nacional da Mulher- PSDB-Mulher 2015/2017
Presidente: Solange Jurema (AL)
Presidente de Honra: Yeda Crusius (RS)
1ª Vice-presidente: Thelma de Oliveira (MT)
2ª Vice-presidente: Nancy Ferruzzi Thame (SP)
3ª Vice-presidente: Lêda Tâmega Ribeiro (DF)
1ª Secretária: Eliana Piola (MG)
2ª Secretária: Angela Sarquiz (RS)
1ª Tesoureira: Cristina Lopes Afonso (GO)
2ª Tesoureira: Cecília Otto (AM)
Coordenadora de Comunicação Social: Terezinha Nunes (PE)
Coordenadora de Eventos: Benedita Alves – BIBI (PA)
Coordenadora de Formação e Cidadania: Adriana Toledo (AL)
Coordenadora de Articulação Política: Maria Lucia Amary (SP)
Coordenadora de Relações Internacionais: Sebastiana Azevedo – TIANA (RJ)
Coordenadora de Relações Multipartidárias: Rosiane Modesto (MS)
Coordenadora de Representantes do Legislativo: Iraê Lucena (PB)
Coordenadora de Representantes do Executivo: Izabel Lorenzetti (SP)
Coordenadora Jurídica: Katia Maciel (RN)
Ouvidora: Sandra Quezado (DF)
PERFIS
Foto: George Gianni/PSDB
Presidente – Solange Jurema (AL)
A alagoana Solange Bentes Jurema formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1999 presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e em 2002, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu a Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher (SEDIM), órgão recém-criado, com status de Ministério. De 2007 a 2010, teve participação no governo tucano de Teotônio Vilela, em Alagoas, onde ocupou o cargo de secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Em janeiro de 2013, assumiu a Secretaria Municipal do Trabalho, Economia Solidária e Abastecimento, da prefeitura de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira.
A partir da Convenção Nacional do PSDB 2015, passa a ter voz e voto na Executiva Nacional do partido em todos os assuntos, não sé em questões de gênero, como antes. Uma conquista que se estenderá à todas as presidentes do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, já que o presidente Aécio Neves alterou o estatuto a pedido de Solange Jurema, ponto para ela.
Foto: Jefferson Bernardes
Presidente de Honra – Yeda Crusius (RS)
Nascida em 26 de julho de 1944, em São Paulo, a economista Yeda Rorato Crusius foi uma das primeiras diretoras da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1993, foi ministra do Planejamento, durante o governo de Itamar Franco. Deputada federal por três legislaturas: 1994, 1998 e 2002. Em 2006, candidatou-se à governadora do Rio Grande do Sul. Eleita com votação recorde, tornou-se a primeira mulher a administrar o estado. No partido, presidiu o Secretariado Nacional da Mulher/ PSDB-Mulher, de 1998 a 2001, e o Instituto Teotônio Vilela, entre 2001 e 2003.
Atualmente, além de presidente de honra do PSDB Mulher Nacional, é vogal da Executiva Nacional do PSDB.
Foto: George Gianni/PSDB
1ª Vice-presidente – Thelma de Oliveira (MT)
Natural de Cuiabá, a mato-grossense Thelma de Oliveira foi Secretária Municipal de Promoção Social da Prefeitura da capital de 1986 a 1989, e entre 1993 e 1994. No ano seguinte, assumiu a presidência da Fundação de Promoção Social de Mato Grosso, cargo que ocupou até 2002. Elegeu-se deputada federal por Mato Grosso em duas ocasiões: de 2003 a 2007, e de 2007 a 2011. Neste período, ocupou a Secretaria do Diretório do PSDB de Cuiabá-MT, a Secretaria-Geral do diretório estadual, a presidência do PSDB-MT e a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV) no estado. Viúva de Dante de Oliveira, deputado constituinte que deu origem ao movimento das Diretas Já, tem MBA em Terceiro Setor e Políticas Públicas pela Universidade Candido Mendes (UCAM).
Responsável pela grande capilaridade alcançada pelo PSDB Mulher nos últimos anos, acaba de ser reconduzida ao cargo de Tesoureira-Adjunta da Executiva Nacional do PSDB.
Foto: George Gianni/PSDB
2ª Vice-presidente – Nancy Ferruzzi Thame (SP)
Engenheira agrônoma (USP), bacharel em Direito (Toledo) e Gestora Ambiental (USP), já atuou no setor público (Ministério da Agricultura e prefeituras) e no setor privado, ( empresária, professora universitária e diretora do Curso de Agronomia – UNOESTE). Pelo programa DSE-GTZ estudou técnicas de treinamento na Alemanha. Milita há onze anos junto ao movimento de mulheres do PSDB. Em 2010/2011 integrou o Conselho da Mulher Empresária de Piracicaba (SP), que desenvolve atividades para mulheres com interesse em empreendedorismo. Faz parte da diretoria do Instituto Formar, que oferece assistência integral e cursos profissionalizantes para jovens adolescentes. Participa dos blogs Jardim Cor e Mulheresnoblog. É colunista do jornal Gazeta de Piracicaba desde 2008. Recentemente concluiu pós-graduação em Ciência Política na FESSP (Fundação Escola de Sociologia de São Paulo) onde apresentou o trabalho: As mulheres na política brasileira: dos objetivos idealizados à realidade distante.
Atualmente é presidente do PSDB-Mulher de São Paulo e integrante da Executiva Nacional do PSDB.
Foto: George Gianni/PSDB
3ª Vice-presidente – Lêda Tâmega Ribeiro (DF)
Professora concursada, mora em Brasília desde a inauguração da capital. Participou, em 1988, da fundação do PSDB, em 1996, da criação do PSDB-Mulher do DF e, em 1999, da criação do PSDB-Mulher Nacional. Fez parte do quadro de Oficial de Chancelaria do Ministério de Relações Exteriores (MRE), servindo em Brasília, Nova York, Genebra, Ciudad del Este e Paris. Dedicou-se aos estudos literários e obteve o diploma de Mestre em Teoria da Literatura com a tese “O Mito da Idade de Ouro na Literatura de Cordel”, que lhe valeu dois prêmios na categoria de Melhor Obra Inédita e publicação pelo Ministério da Cultura. Atualmente é 3ª vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher -PSDB
Foto do Facebook de Eliana Piola
1ª Secretária – Eliana Piola (MG)
Formada em Administração de Empresas e Bacharel em Direito, Eliana é mãe de dois filhos e nasceu em Divinópolis (MG). Empresária do setor agropecuário da cidade, desde cedo desenvolve uma vida pública dedicada ao município, sendo vereadora por dois mandatos, o primeiro deles em 1989.
Feminista e ecologicamente consciente, foi relatora da Lei Orgânica do Município. Entre os muitos cargos que exerceu, destacam-se os de Diretora da Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis; Diretora da Câmara da Mulher Empreendedora da Federaminas; Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Minas Gerais, período de 2011/2014; Gestora Estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em Minas Gerais, período 2011/2014; Conselheira no Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE- Período 2011/2014; Vice-Presidente Nacional do PSDB Mulher, de 2011 a 2013; Diretora da Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais- Período 2013/2014 e Presidente do PSDB Mulher de Minas Gerais, de 2006 a 2010.
Foto: George Gianni/PSDB
2ª Secretária – Angela Sarquiz (RS)
Natural de Novo Hamburgo/RS, Administradora, especialista em recursos humanos, militante na Social Democracia Brasileira desde 1994. Coordenou as campanhas eleitorais de 1998 a 2014. Foi assessora especial da então governadora do RS Yeda Crusius (2007/2010)e, anteriormente, sua assessora parlamentar na Câmara dos Deputados. Assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi, na gestão anterior, Coordenadora de Articulação Política da Executiva do Secretariado Nacional da Mulher. É Presidente do PSDB-Mulher RS e membro do Diretório Nacional do PSDB.
Foto: George Gianni/PSDB
1ª Tesoureira – Cristina Lopes Afonso (GO)
Nascida no Paraná, Cristina é formada em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná, e Fisioterapia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). É chefe do Serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo e Pronto Socorro de Queimaduras desde 1991, além de ser sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Queimaduras e responsável pela criação do Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ). Eleita a vereadora mais bem votada de Goiânia em 2012, com 6.080 votos, preside a Comissão Parlamentar de Direitos Humanos. Atualmente é presidente do PSDB-Mulher de Goiânia.
Facebook de Cecília Otto
2ª Tesoureira – Cecília Otto (AM)
Teóloga e Psicopedagoga com especialização em TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Cecília Otto é filiada ao PSDB do Amazonas há 27 anos sendo uma das fundadoras do partido. Participa do PSDB Mulher desde 2000, foi a primeira presidente Estadual do Secretariado no Estado do Amazonas.
Corajosa, determinada e sempre dona de uma atitude positiva perante a vida, acredita na força da cidadã que melhora a sociedade com sua voz e ações que conduzem à mudança, tornando-se a protagonista da história. Atualmente preside o PSDB-Mulher do Amazonas
Foto: PSDB-PE
Coordenadora de Comunicação Social – Terezinha Nunes (PE)
Terezinha Nunes é formada em Comunicação Social, habilitação jornalismo. Está filiada ao PSDB desde 2002, seu único partido. Foi deputada estadual por Pernambuco por dois mandatos. Ocupou a Secretaria de Imprensa do Estado no governo de Jarbas Vasconcelos e exerceu a mesma função na prefeitura do Recife também na gestão Jarbas. Foi ainda secretária de Estado na titularidade da pasta de Desenvolvimento Urbano. Atualmente é presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), preside o PSDB Mulher PE e é suplente da Executiva Nacional do PSDB.
Facebook de Benedita Alves
Coordenadora de Eventos – Benedita Alves (PA)
Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), é Assessora Especial do Governo do Estado, lotada na Secretaria de Assistência Social (SEAS). Desempenhou os cargos de presidente do Centro Comunitário Caminhando, em Ananindeua (PA), Secretária da Associação de Micro Produtores e Artesãos do município e Conselheira de Saúde de Belém. No partido, fez parte da coordenação das campanhas de Mário Covas, em 1989, e FHC, em 1994. Fez parte da Comissão que criou o MMPSDB – Movimento de Mulheres do PSDB Pará, em 1996, e foi Coordenadora de Articulação Política do Secretariado Nacional, de 2013 a 2015 e 1ª Tesoureira, de 2013 a 2015.
Foto: George Gianni/PSDB
Coordenadora de Formação e Cidadania – Adriana Toledo (AL)
Alagoana, pedagoga especialista em Pedagogia Empresarial e Administração Pública.
Desde os anos 90 atua no serviço público, especificamente nas áreas do Trabalho, Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Administrou o SINE/AL de 1993 a 1998, tendo concebido e implantado importantes programas que o deixou na condição de 4° melhor desempenho no país. Assumiu a Gestão de Recursos Humanos do Estado, oportunidade em que Desenvolveu o Código de Ética do Serviço Público. Assumiu no estado de Alagoas a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda e a Secretaria Adjunta da Administração do Estado, logo após assumindo a Chefia de Gabinete do Governador no governo tucano de Teotônio Vilela, onde permaneceu por 05 anos.Nas Eleições de 2014, ficou na Suplência de Vereadora pelo PSDB, por Maceió. Em janeiro de 2013 assumiu a Secretária Executiva do Gabinete do Prefeito de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira. É presidente do PSDB-Mulher de Alagoas.
Foto do Facebook de Maria Lúcia Amary
Coordenadora de Articulação Política: Maria Lúcia Amary (SP)
Professora e advogada, mestre em direito constitucional e administrativo, Maria Lúcia Amary é filiada ao PSDB desde 1991 e consagrou-se como a primeira mulher a presidir um partido em Sorocaba, em 1995.
Foi eleita deputada quatro vezes consecutivas, líder da bancada do PSDB e vice-líder do governo Serra. Contribuiu para a redução das desigualdades ao presidir o Fundo Social de Solidariedade entre 1997 e 2004, onde esteve à frente de projetos sociais como, Universidade do Trabalhador, Programa de Redução da Mortalidade Infantil, de Nutrição do Recém-Nascido, Vaca Mecânica para distribuição de leite e Natal Dourado. Criou a Feager, atuou em parceria com o PROERD e ganhou o selo Senac pela criação do Programa de Primeiro Emprego.
Durante oito anos, foi membro do Conselho Estadual da Condição Feminina no governo Covas, e presidente estadual do PSDB Mulher de 2003 a 2005. Nesta legislatura, Maria Lúcia Amary é a primeira mulher, em 50 anos, a ocupar a vice-presidência da ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo.
Foto: George Gianni/PSDB
Coordenadora de Relações Internacionais: Sebastiana Azevedo (RJ)
Pedagoga, especialista em direito ambiental, atua, desde 1994 nas campanhas políticas presidenciais do PSDB. Trabalhou por 15 anos no Ministério das Relações Internacionais com seleção de pessoal para a carreira diplomática e por 12 anos como consultora para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente é assessora para assuntos administrativos da Prefeitura de Itaguaí e presidente estadual do PSDB/RJ. Foi 2ª Tesoureira da Executiva do PSDB-Mulher Nacional no período de 2013/2015.
Arquivo pessoal de Rose Modesto
Coordenadora de Relações Multipartidárias: Rosiane Modesto (MS)
Natural de Culturama, distrito de Fátima do Sul, a professora Rosiane Modesto de Oliveira é vereadora e bacharel em História. De origem humilde, Professora Rose foi a segunda vereadora mais votada em Campo Grande nas últimas eleições.
Desde o primeiro mandato, Rose se destaca com diversos projetos ligados à área social e educação, políticas de proteção às mulheres e combate à violência contra crianças. Ela é autora das leis “Antibulling nas Escolas”, “Bolsa-universitária”, “Férias no Ceinf” e de leis de proteção à mulher, como o “Botão do Pânico” e de “cirurgias reparadoras para vítimas de violência”.
Atualmente é vice-governadora do Mato Grosso do Sul e titular da Secretaria de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social do MS.
Foto: Arquivo pessoal
Coordenadora de Representantes do Legislativo: Iraê Lucena (PB)
Filha do saudoso Senador Humberto Lucena (in memorian) e Ruth Maria Heusi de Lucena, Iraê Lucena é casada e mãe de três filhos. Formada em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, também é funcionária pública federal.
A tradição política da família falou mais alto e Iraê, que herdou essa vocação do pai, estreou na política em 1998 quando se elegeu Deputada Estadual, conquistando uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi reeleita para mais dois mandatos, em 2002 e 2006, e em 2010 ficou como suplente, assumindo seu quarto mandato em janeiro de 2013.
Iraê Lucena também atuou como Secretária de Ação Governamental do Governo do Estado entre os anos de 2009 e 2010, e de janeiro de 2011 a janeiro de 2013 ocupou o cargo de Secretária da Mulher e da Diversidade Humana, também no Governo Estadual.
Foto: PSDB Mulher SP
Coordenadora de Representantes do Executivo: Izabel Lorenzetti (SP)Nasceu em Lençóis Paulista no dia 20 de fevereiro de 1952. Formada em Música e Piano pela Faculdade Santa Marcelina de Botucatu, também é formada em Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo. Em 1972 casou-se com o advogado e empresário João Carlos Lorenzetti, com o qual teve três filhos: Sílvia Amélia, João Raphael e José Arthur. Tem dois netos: Bruno e Enzo.Professora na rede pública estadual, sempre na área de educação artística, Bel Lorenzetti, como é conhecida, trabalhou por 10 anos no Centro Educativo Sílvio Capoani, na Cecap, com o coral Infantil da Unimed. É regente do Coral Zillo Lorenzetti há 27 anos.Em 2001 foi convidada pelo prefeito José Antônio Marise para ser a Diretora de Cultura e em 2004 assumiu também a Diretoria de Educação. Pediu afastamento do cargo em 3 de junho para disputar a eleição municipal tendo com vice o empresário Luiz Carlos Trecenti. Em 5 de outubro de 2008 foi eleita a primeira prefeita de Lençóis Paulista com 20.443 votos, o que representa 60% dos votos válidos.
Arquivo pessoal de Kátia Maciel
Coordenadora Jurídica: Katia Maciel (RN)
Kátia Cristina Maciel de Souza é potiguar, advogada, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especializada em direito de família, funcionária efetiva do DETRAN/RN, exercendo suas funções junto a Procuradoria Jurídica.
Kátia Maciel trabalhou durante dez anos na assistência jurídica da OAB/RN e trabalha há doze na assessoria jurídica do deputado Rogério Marinho, do PSDB. Acaba de ser reconduzida à presidência do Secretariado Estadual da Mulher-PSDB Mulher /RN.
Foto: George Gianni/PSDB
Ouvidora: Sandra Quezado (DF)
Formada em direito e especializada em processo legislativo, mídia e politica, e direitos humanos, servidora aposentada do Tribunal Regional Federal da 1º Região. Coordenadora jurídica da Executiva do Secretariado Nacional da Mulher até 2015, trabalha pela formação política da mulher e proteção da infância e da juventude. Atualmente é presidente do PSDB-Mulher DF.