Aliados da candidata petista planejam controle da imprensa

Para Azeredo, sistema venezuelano exerce influência sobre governo brasileiro

Acompanhe - 25/10/2010

Para Azeredo, sistema venezuelano exerce influência sobre governo brasileiro

Brasília (25) – A proposta do PT de controlar a imprensa começa a ser disseminada pelo Brasil. Depois do Ceará, outros dois estados preparam-se para implantar conselhos de comunicação com o propósito de monitorar o trabalho da mídia, uma orientação da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada no ano passado sob o comando petista.

No Ceará a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a criação de um conselho, vinculado à Casa Civil, com a função de “orientar”, “fiscalizar”, “monitorar” e “produzir relatórios” sobre a atividade dos meios de comunicação, em suas diversas modalidades.

Para o senador Eduardo Azeredo (MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, existe uma escalada do modelo chavista no País que coloca em risco os princípios democráticos. “Aliados da candidata Dilma Rousseff e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vêm copiando o modelo antidemocrático de Hugo Chávez (presidente da Venezuela)”, afirma.

Azeredo condena aquilo que classifica como retrocesso. Segundo ele, o Brasil lutou muito para conquistar a democracia e não pode se sujeitar ao risco da volta da censura à imprensa. “Estamos vendo que o governo chavista exerce forte influência sobre o atual governo do Brasil”, condena.

Em nova investida contra a imprensa, aliados da candidatura oficial pretendem colocar fermento no plano petista de cercear a atividade da imprensa. Os Estados da Paraíba e Bahia, unidades federativas administradas por aliados de Dilma Rousseff, já têm projetos formulados para dar prosseguimento às orientações aprovadas pela Confecom.

Na Bahia, do governador reeleito Jacques Wagner (PT), o conselho seria vinculado à Secretaria de Comunicação Social do Estado. A minuta do regulamento do conselho foi feita por um grupo de trabalho constituído em novembro do ano passado pelo governador.

Fechando temporariamente o ciclo, o governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), estuda transformar um conselho consultivo já existente (desde 2001) em deliberativo, com poder de decisão semelhante ao aprovado pelo Ceará. A modificação será examinada pela Casa Civil e pela Procuradoria-Geral do Estado.

Preocupado com essas iniciativas, Azeredo conclui: “Precisamos ficar atentos aos movimentos dos aliados petistas, que utilizam métodos de países como Venezuela e Cuba. O controle da imprensa representa um risco à democracia”.

Temas relacionados:

X
25/10/2010