Inadimplência é resultado da política do consumo desenfreado, diz Valdivino
Brasília – Os brasileiros estão mais endividados. A inadimplência dos consumidores subiu em relação a julho de 2013 e também na comparação com junho, segundo dados da Serasa Experian divulgados nesta terça-feira (12) pelo jornal Folha de S. Paulo. Para o deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), o principal erro do governo foi o incentivo desenfreado ao consumo.
“Eles [governo federal] apostaram no crescimento da economia do Brasil e abriram o poder de crédito alto para as famílias que não tiveram condições de pagar”, explicou.
O levantamento apontou que o índice subiu 11% sobre julho de 2013 e 4% na comparação com junho, acumulando nos sete meses alta de 0,6% sobre igual período do ano passado.
A pesquisa detalhou que os títulos protestados foram os principais responsáveis pela alta do índice de endividamento, subindo 21,2% em julho ante junho.
Medidas
Valdivino falou que é necessário uma política econômica que faça o Brasil crescer para reverter à situação. “Quando o país tem o Produto Interno Bruto (PIB) alto, o poder de aquisição dos consumidores aumenta”, ressaltou.