“Demonstração inequívoca da falta de respeito”, diz Jutahy sobre prejuízo com eólicas
“E o pior de tudo: fizeram uma grande festa de inauguração dessas usinas. O contribuinte brasileiro pagou por essa festa, mas não obteve o serviço em contrapartida. É uma situação que indigna a população”, lamentou
Brasília – Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (25) revelou que o atraso na conclusão da infraestrutura das usinas eólicas do Nordeste gerou um prejuízo de R$ 930 milhões ao contribuinte. Os números foram levantados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e se referem à ausência de linhas de transmissão nas usinas, que permitiriam o escoamento da eletricidade produzida.
O deputado federal Jutahy Junior (PSDB-BA) avalia que o quadro traduz a ausência de compromisso do governo do PT com o dinheiro público. “É uma demonstração inequívoca da falta de respeito com o cidadão”, disse o tucano.
O parlamentar lembrou que a iniciativa privada – responsável pela construção das usinas – fez sua parte ao finalizar as obras, mas o governo falhou ao não proporcionar a estrutura das linhas de transmissão.
“E o pior de tudo: fizeram uma grande festa de inauguração dessas usinas. O contribuinte brasileiro pagou por essa festa, mas não obteve o serviço em contrapartida. É uma situação que indigna a população”, lamentou Jutahy.
Números
Um total de 48 indústrias estava pronta para o funcionamento mas sem as linhas necessárias para transmissão no período de julho de 2012 a dezembro de 2013, segundo a Folha de S. Paulo.
Dados divulgados pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em maio do ano passado, destacam que a energia de 26 usinas paralisadas pelo problema seria suficiente para abastecer 3,3 milhões de pessoas, número maior do que a população de Salvador.