“Democracia para mudar”, artigo de Wesley Goggi
Artigo do secretário Nacional de Juventude do PSDB, Wesley Goggi
Artigo do secretário Nacional de Juventude do PSDB, Wesley Goggi
O PSDB não é socialista. Há bastante confusão sobre o que significa socialismo. Se por isso se entende ser a favor da justiça social, preocupar-se em combater a miséria, garantir bem estar e cidadania para todos – bem, nesse caso, quem diria que é contra o socialismo?
Só que o socialismo real, aquele que vigorou na União Soviética e na Europa Oriental e ainda vigora em Cuba e na China, é uma coisa bem diferente disso.
É um regime totalitário, baseado no controle total da economia pelo Estado e no controle total do Estado por um único partido que diz atuar em nome dos trabalhadores ou do povo.
O resultado desses regimes, como se sabe, foi um fiasco do ponto de vista da economia e uma desilusão do ponto de vista da justiça social, porque a ditadura do partido único acabou trazendo de volta toda forma de desigualdade e injustiça.
O PSDB é contra toda forma de ditadura, inclusive a ditadura exercida em nome dos trabalhadores. E não acredita, porque a prática mostrou que não dá certo, no controle centralizado da economia pelo Estado. Portanto, falando em socialismo real, e não em termos vagos, o PSDB decididamente não é socialista.
Tendo claro aquilo que não é, fica mais fácil explicar aos que nos questionam aquilo que de fato é. O fundamental para definir a nossa posição, como vimos, é a crença na democracia. E o que é democracia para o PSDB? Democracia é sinônimo de liberdade.
Não só liberdade econômica para empreender, produzir e negociar no mercado. Acima de tudo, liberdade política para informar-se, opinar, associar-se a outros cidadãos livres e participar ativamente das decisões sobre a vida da cidade, do estado, do país, respeitando as opiniões divergentes e sendo respeitado pelos outros. Democracia como liberdade é nela mesma um valor fundamental – quem já experimentou o medo e a humilhação de viver debaixo da ditadura, como os maiores de quarenta anos experimentaram no Brasil, sabe perfeitamente disso.
E, por acreditar na democracia para mudar e vencer o atraso e a injustiça a Juventude da Social Democracia Brasileira está de portas abertas para o jovem que se preocupa em ocupar um lugar ativo no desenvolvimento do seu país.