Bismarck: governo faz politicagem com Bolsa-Família

Notícias - 20/12/2005

Brasília (20 de dezembro) – O deputado Bismarck Maia (CE) acusou nesta terça-feira o governo Lula de utilizar o programa Bolsa-Família para fazer politicagem. “Infelizmente o Bolsa-Família – que é a unificação de programas iniciados no governo Fernando Henrique – virou moeda de troca em períodos eleitorais. Não há nesta gestão o compromisso de manter a criança na escola. Hoje o programa se restringe a uma transferência de renda”, alertou o parlamentar cearense.

INCOMPETÊNCIA

Ontem, durante a última reunião ministerial do ano, o mandatário citou como exemplo o Bolsa-Família para ilustrar os bons resultados obtidos pelo Executivo. “Ao contrário do que Lula diz, o programa se concentra em um assistencialismo simplista que não apresenta benefícios concretos. Em vez de aumentar o alcance do programa, como pretende o governo, o Executivo deveria melhorar sua eficácia. Do jeito que está, não passa de esmola”, acrescentou.

Bismarck vê com desconfiança as expectativas do presidente da República, que afirmou ontem que a taxa de juros deve cair no ano que vem. “Espero realmente que o governo Lula cumpra a promessa, já antiga, de diminuir a taxa de juros, mantendo intacta a responsabilidade fiscal”, ressaltou.

O deputado também considera pouco provável que o Planalto consiga atingir em 2006 a meta de 5% do crescimento do PIB. “Diante do quadro de incompetência atual, é muito difícil que a gestão petista melhore o índice de crescimento”, ponderou.

X
20/12/2005