Ineficiência nas obras do São Francisco, alerta Mattos
Para deputado, sem infraestrutura, capital estrangeiro não pode ser investido no país
Brasília – Em virtude da lentidão das obras de Transposição do Rio São Francisco, o cronograma do carro-chefe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste, deve ser adiado.
O cálculo inicial era que o trecho-piloto, cerca de 16 quilômetros no interior de Pernambuco, fosse inaugurado no fim de 2013. Do montante de R$ 8,2 bilhões do orçamento total da obra, apenas R$ 3,5 bilhões já foram investidos. A partir de rescisões parciais em alguns trechos, novas licitações serão lançadas até março, segundo a previsão do Ministério da Integração Nacional. O governo mantém para 2015 a previsão de conclusão total da obra.
Para o deputado Raimundo Gomes (PSDB–CE), esse é mais um fator que confirma o despreparo do PT, lamentando que a política adotada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tenha sido tardiamente aceita pelo governo. Para o tucano, o programa de concessões é ainda ineficiente. Ele alega que por conta dessa falta de visão, o Brasil passou por dez anos de atraso e enfatiza que sem as obras de infraestrutura, é impossível que a iniciativa privada possa fazer investimentos, como convocou a presidente Dilma Rousseff recentemente. “Só pode haver investimento se obras de estrutura forem de fato realizadas”, argumenta.
No decorrer deste ano, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural pretende promover requerimentos para realizar novas audiências públicas e debater os rumos do projeto.