Aécio Neves venceria a disputa presidencial no Rio de Janeiro se eleições fossem hoje, diz Instituto Paraná

Candidato do PSDB venceria com 27,4% dos votos. Já o ex-presidente Lula amargaria o terceiro lugar, com 14,9%

Acompanhe - 16/12/2015

AecioNeves_ConvencaoPSDB_OrlandoBrito_4Brasília (DF) – Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas no Rio de Janeiro mostrou que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, seria o favorito da população em uma eventual disputa presidencial. Se as eleições fossem realizadas hoje, o candidato do PSDB venceria com 27,4% dos votos. Em segundo lugar, com 23,5%, estaria Marina Silva. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva amargaria o terceiro lugar, com 14,9% dos votos.

O petista também ficaria para trás na corrida presidencial caso o candidato tucano fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Lula teria 16% dos votos, enquanto Alckmin seria o escolhido de 17,6% dos fluminenses.

O instituto também perguntou aos eleitores do Rio em quem eles votariam no segundo turno das eleições, em uma disputa entre Aécio Neves e Lula. O tucano foi o preferido por mais da metade dos entrevistados, 53,1%. Já Lula ficou com 25,3% dos votos. Caso a adversária de Aécio fosse Marina Silva, senador sairia vencedor com 41,6% dos votos, contra 38,5% de Marina.

O único cenário em que o ex-presidente Lula vence com folga é no quesito rejeição. 62,6% dos entrevistados disseram que não votariam no petista de jeito nenhum.

Povo desaprova governo Dilma

O número de eleitores do Rio de Janeiro que desaprova o governo da presidente Dilma Rousseff também representa uma parcela significativa da população: são 83,8% dos entrevistados. 59,6% também disseram ser a favor do impeachment da presidente petista, enquanto 78,7% defendem o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O Instituto Paraná questionou os eleitores ainda sobre qual partido teria sua preferência na hora de se filiarem. O vencedor foi o PSDB, com 7,3%. Quando perguntados a qual partido não se filiariam de jeito nenhum, o PT sai disparado na frente: rejeição de 48,5%.

A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 1.690 eleitores, entre os dias 9 e 13 de dezembro, em 44 municípios do estado.

X
16/12/2015