Aécio lidera preferência dos manifestantes de São Paulo em caso de novas eleições
O presidente nacional do PSDB teria 29,1% dos votos, quase o dobro do segundo colocado
Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas com manifestantes que foram aos protestos contra Dilma Rousseff em São Paulo revelou que, se novas eleições fossem realizadas imediatamente, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, seria o candidato mais votado para governar o Brasil. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (14), em matéria do site da rádio Jovem Pan.
No primeiro cenário imaginado, Aécio teria 29,1% dos votos, quase o dobro do segundo colocado. Na segunda situação proposta, o Instituto Paraná substituiu o candidato tucano, trocando Aécio Neves pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Novamente, registrou-se uma vitória folgada do PSDB, com Alckmin liderando a eleição com 27,1%. Na terceira hipótese, em que o senador José Serra (SP) representaria o PSDB, mais uma vez o candidato tucano ficaria à frente de todos os outros citados. De acordo com a pesquisa, Serra teria 22,1% dos votos.
Além das intenções de voto, o questionário aplicado pelo Instituto Paraná continha diversas perguntas sobre o governo Dilma. 90,3% dos entrevistados afirmaram que consideram ruim ou péssima a atuação da presidente. Quando perguntados se acreditavam que a petista conseguiria cumprir seu mandato, apenas 19,7% responderam positivamente. Com 45,2%, a resposta mais votada foi a de que a presidente será afastada de seu cargo pelo Congresso Nacional. Em outro item do questionário, 86,3% das pessoas ouvidas disseram que Dilma deve renunciar.
O grave quadro de recessão econômica enfrentado pelo país também foi tema das perguntas. A maior parte dos entrevistados (55,8) disseram que ou perderam o emprego ou que alguém de sua família ficou desempregado nos últimos seis meses. No mesmo período, 73,8% dos consultados afirmaram que houve uma piora na situação econômica de sua família.
Os entrevistados também elogiaram a conduta de Sérgio Moro a frente da Operação Lava Jato. 90,6% dos ouvidos avaliaram a atuação do juiz como coerente ou muito coerente. A maior parte das pessoas (52,7%) disse acreditar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será preso por conta das investigações que estão sendo conduzidas.
A pesquisa foi aplicada entre neste domingo (13) a 1200 pessoas com mais de 16 anos que estiveram nos protestos de São Paulo, que tiveram cerca de 2,5 milhões de pessoas, o maior contingente visto em todo o país.